Em 08 de Outubro, Israel comemora Simchat Torá, o início de uma nova leitura da Torá. É uma festa celebrada logo após Sucot, marcada pela alegria, muitas danças e a lembrança que o ciclo de leitura da Lei de Deus não pode ser quebrado: assim que se termina uma leitura, tem início outra, para que os preceitos do Eterno estejam sempre gravados no coração.
Como cristãos, somos desafiados a nos debruçar mais sobre a Palavra, a meditarmos de dia e de noite, a desenvolvermos fome e sede de comer e beber o alimento espiritual que o Senhor nos deu, que é a Sua Palavra, a Bíblia.
Ao lermos a Palavra, entramos em profunda comunhão com o Pai, porque mergulhamos no conhecimento da Sua Pessoa, da Sua essência, das Suas promessas. Como podemos dizer que amamos ao Senhor se não amamos a Sua Palavra? O salmista chega a suspirar quando se lembra da Lei do Senhor, e diz: “Oh! Quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia.” (Salmos 119:97)
A Bíblia é o único livro da face da Terra que lê o profundo e o escondido dos seus leitores. Enquanto você lê a Palavra, a Palavra o lê. Enquanto você lê a Palavra, a Palavra o liberta. Enquanto você lê a Palavra, a Palavra o cura. Enquanto você lê a Palavra, a Palavra o faz prosperar.
A alegria de ler a Palavra, de meditar nos seus ensinamentos e preceitos, deve ser uma chama acesa e contínua dentro de nós. É muito bom ler livros de edificação, mas é fundamental ler a Bíblia, debruçar-se sobre a Palavra de Deus, pois é ela que lhe dará discernimento para diferenciar o que é bom e o que é ruim, o que vem de Deus e o que é humanismo.
A Palavra de Deus viva em nossos corações é o nosso baluarte para não pecarmos contra o Senhor (Salmos 119:11), é a forma do jovem manter puro o seu caminho (Salmos 119:9), é delícia para a alma (Salmos 119:77), é garantia de sabedoria (Salmos 119:99), é a lâmpada que ilumina nosso caminho e traz luz para nossos passos (Salmos 119:105), é paz interior e livramento de tropeços (Salmos 119:165).
O melhor investimento que você pode fazer na sua alma é enchê-la com a Palavra de Deus. Não abra mão do seu tempo devocional, entregue-se ao prazer da leitura da Bíblia, tendo a certeza de que você será acrescentado em tudo e em todas as áreas.
Que neste dia, seu coração seja despertado para a leitura da Palavra, para deleitar-se na Lei do Senhor e nela meditar com intensidade, com busca incessante, com amor e alegria!